Postado por

Durante essa quarentena, todos se acostumaram a ficar em suas casas e se isolar socialmente, fazendo com que coisas simples como ir a um restaurante ou até mesmo ir trabalhar se tornassem estranhas.

Agora, nessa nova etapa, com a reabertura parcial dos estabelecimentos, muitos precisam voltar aos seus trabalhos presenciais, e com isso vem o medo e a preocupação. Quais serão os cuidados do colaborador?

Cuidados do Colaborador

Navegando no desconhecido

Não existe um plano para reabrir um espaço físico de escritórios no meio de uma pandemia. Para construir um com todos os cuidados do colaborador, os líderes devem começar por responder a este conjunto de perguntas:

Como determinamos a vontade e a capacidade de regresso dos empregados?

Qual é a função do local de trabalho? Como irá mudar a curto prazo e evoluir ao longo do tempo?

Como continuar a evitar o risco da COVID-19 no local de trabalho e garantir todos os cuidados do colaborador?

Definindo o regresso ao local de trabalho

Num artigo recente, especialistas expõem a abordagem à reabertura segura dos locais de trabalho e os cuidados do colaborador.

A empatia e a compaixão são valores essenciais, tal como o são para muitas empresas em todo o mundo. O impacto da COVID-19 nos indivíduos e nas famílias não diminui ou desaparece quando regressamos aos nossos locais de trabalho.

De fato, para alguns empregados, regressar ao local de trabalho no futuro não é uma opção, devido à sua situação pessoal em casa.

Os rastreios de saúde dos empregados permitem aos empregados rastrear a sua saúde em casa e auto-certificar que completaram o exame e que estão livres de sintomas.

A Gestão de Inventário de EPIs no local de trabalho permite às instalações gerirem o inventário de EPIs e outros produtos higienizantes a nível local, regional e global, garantindo os cuidados do colaborador.

A Gestão da Segurança no Local de Trabalho ajuda a gerir parâmetros de distanciamento social ao nível do espaço de trabalho e a assegurar o cumprimento de protocolos adequados de limpeza do espaço de trabalho.

Minimização da exposição à COVID-19 no trabalho

  • Realizar apenas trabalho essencial por enquanto; pode ser possível adiar algum trabalho para quando o risco for menor.
  • Se possível, prestar serviços à distância (telefone ou vídeo) em vez de o fazer pessoalmente.
  • Assegurar que apenas os trabalhadores essenciais ao trabalho estejam presentes no local de trabalho e minimizar a presença de terceiros.
  • Reduzir, tanto quanto possível, o contacto físico entre trabalhadores (por exemplo, durante as reuniões ou durante os intervalos), para aumentar os cuidados do colaborador.
  • Isolar os trabalhadores que possam desempenhar as suas tarefas sozinhos em segurança e que não necessitem de equipamento ou maquinaria especializada que não possa ser deslocada.
  • Se possível, pedir aos trabalhadores vulneráveis que trabalhem a partir de casa (pessoas mais velhas e com doenças crónicas (incluindo hipertensão, problemas pulmonares ou cardíacos, diabetes.
  • Eliminar, e se não for possível limitar, a interação física com e entre clientes. Por exemplo, através de encomendas online ou por telefone, entrega sem contacto ou entrada controlada
    (evitando ao mesmo tempo a aglomeração no exterior), garantindo os cuidados do colaborador.
  • Ao entregar mercadorias, faça-o através de recebimento ou entrega fora das instalações. Aconselhar os cuidados do colaborador sobre a boa higiene no escritório e fornecer-lhes produtos de limpeza pessoal adequados.
  • Os entregadores devem ser autorizados a utilizar instalações tais como sanitários, cafeterias, vestiários e chuveiros, embora com os devidos cuidados do colaborador (tais como permitir apenas um utilizador de cada vez e limpeza regular).
  • Colocar uma barreira impermeável entre trabalhadores, especialmente se estes não forem capazes de manter uma distância de dois metros um do outro.
  • Se uma barreira não puder ser utilizada, deve ser criado espaço adicional entre os trabalhadores, por exemplo, assegurando que estes tenham pelo menos duas secretárias vazias de cada lado e tomando os devidos cuidados do colaborador.
  • Se o contato próximo for inevitável, mantê-lo a menos de 15 minutos. Reduza o contato entre diferentes partes do seu negócio no início e no fim dos turnos.

Tomando todos os devidos cuidados, evitando contato e mantendo uma boa higiene, todos estarão seguros e muito mais tranquilos em seus locais de trabalho.

A colaboração de todos, por menor que seja, já é muito significativa, por isso é importantíssimo lembrar que esse vírus é extremamente perigoso e não podemos diminuí-lo. Cuide-se.

Posts Relacionados
A importância do tapete higienizador durante a COVID-19
Tapete Higienizador

Sabemos que lavar as mãos e manter distância social das pessoas é extremamente importante para prevenir a propagação do vírus COVID-19. As empresas que estão aptas a estarem abertas, por serem essenciais, estão higienizando áreas de alto contato várias vezes Leia Mais

9 passos para limpar telas de computador
Limpa Telas de Computador

Você costuma utilizar um limpa telas para fazer a limpeza do seu monitor? Limpar regularmente o monitor LCD o mantém livre de poeira, manchas e germes. Limpar com um pano de microfibra seco é a opção de limpeza mais segura Leia Mais